play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Secretariado toma posse com a missão de continuar com a reconstrução do RJ

Secretariado toma posse com a missão de continuar com a reconstrução do RJ
Castro, Pampolha e os secretários de Estado posam nos jardins do Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul carioca (Foto: Rogério Santana)
Governo

2 de janeiro de 2023


O governador Cláudio Castro deu posse, nesta segunda-feira (02/01), ao novo secretariado. Novos nomes se juntam aos secretários que já estavam no comando de algumas pastas, dando continuidade ao trabalho de reconstrução do Rio de Janeiro. Foram criadas novas secretarias como a da Mulher – compromisso de Castro durante sua campanha de reeleição -, de Habitação, e Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável.

- Em nosso segundo mandato, é chegada a hora de o Rio de Janeiro se posicionar como um ator global novamente. Nos próximos quatro anos temos novos desafios que requerem união de esforços. Aos novos secretários, secretárias, diretores e presidentes de órgãos estaduais, estejam certos de que muito trabalho nos aguarda. O Rio de Janeiro melhorou, é verdade, mas não significa que nossa missão foi totalmente cumprida. O Rio precisa de mais, e nós vamos entregar mais ao Rio - declarou Cláudio Castro.

O vice-governador Thiago Pampolha é o novo titular da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade.

- Sou muito grato ao governador Cláudio Castro por me proporcionar mais este desafio para os próximos quatro anos. Uma missão dupla já que, além da vice-governadoria, voltarei a assumir a Secretaria do Ambiente. É o início de mais um período de muito trabalho. Queremos e vamos fazer do nosso estado um lugar cada vez melhor para as famílias fluminenses - ressaltou Pampolha.

À frente da recém-criada Secretaria da Mulher assume Heloisa Aguiar, presidente do RioSolidario. E na Secretaria Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo. Na Habitação, o titular é Bruno Dauaire.

A Secretaria de Saúde será liderada por Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, o Dr. Luizinho, que já esteve à frente da pasta de 2016 a 2018. Washington Reis, ex-prefeito de Duque de Caxias, assume a Secretaria de Transportes e Mobilidade.

A nova secretária de Educação é Patrícia Reis. A Secretaria de Trabalho e Renda tem Kelly Mattos como nova titular. Rafael Picciani ficará à frente da pasta de Esporte e Lazer, e Jair Bittencourt coordenará a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.  

Rosangela Gomes fica no comando da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Para o Turismo, Castro escolheu Gustavo Tutuca, que já foi secretário da pasta. Já a Secretaria de Ciência e Tecnologia passa a ser gerida por Dr. Serginho.

O titular da Secretaria Extraordinária de Representação do Governo em Brasília volta a ser André Moura. Já a Controladoria-Geral do Estado (CGE) terá como controlador-geral Demétrio Farah. Além disso, o Rioprevidência passa a ter como presidente Eduardo Merlin.

Mudanças: fusão e desmembramento

A Secretaria das Cidades e a de Infraestrutura e Obras foram fundidas. As pastas passam a formar a Secretaria de Infraestrutura e Cidades, administrada por Uruan Cintra.


Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais foi desmembrada em duas. Foram criadas as pastas de Indústria e Comércio, conduzida por Vinicius Farah, e de Óleo, Gás e Energia, com Hugo Leal como titular.

Seguem nos cargos

Continuam à frente de suas pastas Nicola Miccione (Casa Civil), Rodrigo Abel (Gabinete do Governador), Rodrigo Bacellar (Secretaria de Governo), Leonardo Lobo (Fazenda), Nelson Rocha (Planejamento e Gestão), Fernando Albuquerque (Polícia Civil), coronel PM Luiz Henrique Marinho Pires (Polícia Militar), coronel BM Leandro Sampaio Monteiro (Defesa Civil e Corpo de Bombeiros), Maria Rosa Lo Duca Nebel (Administração Penitenciária) e Danielle Barros (Cultura e Economia Criativa).

Mauro Farias (Transformação Digital) e Edu Guimarães (Gabinete de Segurança Institucional) também permanecem. Além disso, o procurador-geral do Estado Bruno Dubeux continua no comando da Procuradoria-Geral do Estado. O jornalista Igor Marques segue à frente da Subsecretaria de Comunicação.

Perfis dos novos secretários

Secretaria da Mulher


Presidente do RioSolidario desde 2021, Heloisa Aguiar tem experiência em projetos como o Lidera Rio e em parcerias com o Sebrae/RJ e o Instituto República. Foi gestora na Obra Social da Cidade do Rio e no Instituto Superar. Heloisa foi ainda coordenadora do curso de Direito e Prática Jurídica no Ensino Superior. Advogada especializada em Responsabilidade Social, dedica-se a causas humanitárias.

Secretaria Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável


Formado em Administração, Alexandre Isquierdo está em seu terceiro mandato como vereador e é autor de mais de 80 leis voltadas ao cidadão carioca. Preside a Comissão de Transportes e Trânsito da Câmara de Vereadores do Rio, além do Conselho de Ética. É vice-presidente das comissões de Justiça e Redação e de Direitos Humanos da Alerj.

Secretaria de Habitação


Advogado e pós-graduado em Administração Pública, Bruno Dauaire foi secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos entre 2020 e 2021. Foi o deputado estadual mais votado do Norte e Noroeste e tem atuação política em diversos municípios, como São João da Barra, Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana, Carapebus, São Fidélis, Macaé, Cardoso Moreira, Italva e Rio de Janeiro.

Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade


Vice-governador, Thiago Pampolha foi deputado estadual por três mandatos. Foi o mais jovem parlamentar da história da Alerj, em 2010. Presidiu as comissões de Defesa do Meio Ambiente e Defesa dos Animais. Esteve à frente da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.

Secretaria de Educação


Profissional de carreira da secretaria há 35 anos, Patrícia Reis foi superintendente de Gestão de Pessoas da pasta até 2022 e atuou em diversas escolas da rede estadual. É graduada em Ciência da Computação e em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá.  

Secretaria de Saúde


Ortopedista com MBA em Saúde Pública, Dr. Luizinho foi secretário de Saúde de Nova Iguaçu e secretário de Saúde do Governo do Rio de Janeiro entre 2016 e 2018. Eleito deputado federal em 2018, presidiu a Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 e a de Seguridade Social e Família da Câmara.

Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana


Washington Reis foi prefeito de Duque de Caxias em três gestões, deputado estadual por três vezes e deputado federal por dois mandatos. Na Câmara dos Deputados, presidiu a Comissão de Viação de Transportes. Como prefeito, realizou diversas ações, como a inauguração do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, referência em urgência e emergência, e de 32 creches.

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos


Pós-graduada em Políticas Públicas e Direito Público, Rosangela Gomes cursa Mestrado em Administração Pública. Foi vereadora, deputada estadual e, em 2022, reeleita deputada federal. Sua linha de atuação é voltada à defesa de crianças e adolescentes, liberdade religiosa e igualdade entre homens e mulheres. É autora da Lei 14.192/21, de combate à violência política contra mulheres.

Secretaria de Trabalho e Renda


Formada em Direito, em 1994, e pós-graduada em Direito Público, Kelly Mattos presidiu a Loterj, em 2004 e de 2019 a 2020, e foi chefe de gabinete da vice-presidência da Secretaria de Habitação, entre 2007 e 2009. Também foi assessora-chefe de Planejamento Estratégico da Presidência da Ceasa (Centrais de Abastecimento do RJ) e assessora do Detran.RJ. Desde 2012, é advogada, 1ª secretária e delegada do Partido Social Cristão (PSC).

Secretaria de Esporte e Lazer


Formado em Direito pela Universidade Cândido Mendes, Rafael Picciani foi secretário de Estado de Habitação e de Transportes e Governo da Prefeitura do Rio de Janeiro. Eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010, aos 24 anos, Rafael foi o mais jovem presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Alerj e também coordenador de Núcleos do MDB-RJ.

Secretaria de Ciência e Tecnologia


Advogado com experiência em Administração Pública, Dr. Serginho foi procurador-geral em municípios da Região das Baixadas Litorâneas (Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios), antes de se eleger deputado estadual. Foi membro da Comissão 'OAB vai à Escola', pela qual palestrou em muitas escolas públicas da região.

Secretaria de Turismo


Gustavo Tutuca é formado em Análise de Sistemas e iniciou a vida pública em 2005. Foi secretário municipal de Governo de Piraí, secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, e secretário de Estado de Turismo. Foi eleito deputado estadual quatro vezes consecutivas: em 2010, 2014, 2018 e 2022.

Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento


Bacharel em Direito, Jair Bittencourt foi secretário de Administração e de Governo de Itaperuna, em 2004, e prefeito da cidade de 2005 a 2008. Foi deputado estadual pela primeira vez em 2014. No segundo mandato, foi vice-presidente da Alerj. Em 2017, assumiu a Secretaria de Estado de Agricultura e, em 2022, foi reeleito para o terceiro mandato na Casa Legislativa.

Secretaria de Infraestrutura e Cidades


Engenheiro, Uruan Cintra possui mais de 40 anos de experiência profissional e já atuou nas áreas de gestão, operacional, comercial e de equipamentos na Telerj. Também foi gestor de Projetos Estratégicos de Infraestrutura no Detran.RJ e assessor parlamentar na Câmara Federal. Em 2019, assumiu a presidência do DER-RJ e, desde 2020, foi o secretário das Cidades.

Secretaria de Indústria e Comércio


Vinicius Farah foi secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico até março de 2022. Deputado federal e formado em marketing, foi prefeito duas vezes de Três Rios, vencendo cinco vezes o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Foi vice-presidente de Desenvolvimento da Frente Nacional dos Prefeitos, secretário de Estado de Governo e presidiu o Detran.RJ.

Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília


André Moura comandou a Secretaria Extraordinária de Representação do Governo em Brasília durante três anos, até abril de 2022. Formado em Administração de Empresas, foi deputado federal entre 2011 e 2015. Atualmente, Moura é presidente Regional do União Brasil em Sergipe, estado onde nasceu.

Secretaria de Óleo, Gás e Energia


Advogado, economista e especializado em Políticas Públicas na UFRJ, Hugo Leal é filiado ao PSD, vice-presidente do partido e deputado federal desde 2007. É autor da Lei Seca, que deu origem à operação de mesmo nome, que é uma referência nacional na redução dos altos índices de mortes e acidentes de trânsito. Foi secretário estadual de Administração e Reestruturação (1999-2002), presidente do  Detran.RJ (2003- 2005) e secretário de Estado de Justiça e Direitos do Cidadão (2005-2006).

CGE


O advogado Demétrio Farah atuou em diversas áreas da gestão pública. Farah foi assessor da vice-governadoria, assessor da Secretaria de Estado do Ambiente, coordenador de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Governo, durante a gestão Cláudio Castro, e assessor parlamentar na Alerj. Pós-graduação em Gestão e Políticas de Segurança Pública, Demétrio é inspetor de Polícia Civil desde 2002.

Rioprevidência


Economista, com mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Eduardo Merlin foi secretário de Administração de Goiânia, entre 2021 e 2022. Atuou também como diretor de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Salvador, entre 2017 e 2020, e diretor-Presidente da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador. Merlin fez parte ainda dos conselhos do Fundo Municipal de Previdência dos Servidores das prefeituras de Goiânia e de Salvador.

Perfis dos secretários que permanecem

Secretaria da Casa Civil


Advogado concursado do Banco do Nordeste do Brasil, Nicola Miccione fez carreira na instituição. É formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, pós-graduado em Direito Processual Civil pela Escola Superior da Magistratura do Ceará, e tem MBA em Gestão Empresarial, pela USP. Está à frente da Secretaria de Estado da Casa Civil desde setembro de 2020.

Secretaria do Gabinete do Governador
Mestre em Sociologia Política pelo Iuperj, Rodrigo Abel coordenou a estratégia da vitoriosa campanha de reeleição de Cláudio Castro. Graduado em Administração Pública pela Unisul, tendo cursado ainda o programa de especialização para gestores públicos da COPPEAD (UFRJ), ocupou relevantes postos de gestão de políticas públicas em âmbitos federal e estaduais e foi delegado brasileiro junto à ONU em 2005 e 2016.

Secretaria de Governo


Rodrigo Bacellar é advogado tributarista, especialista em Direito Constitucional e Direito Administrativo e pós-graduando em Gestão Pública. Eleito em 2018 deputado estadual, Bacellar atuou como membro titular das principais comissões permanentes da Casa, como Constituição e Justiça, Orçamento, Normas Internas e Proposições Externas, além de Membro do Conselho de Ética.

Secretaria de Fazenda


Formado em Economia pela UFRJ, Leonardo Lobo tem mestrado em Administração Pública pela FGV e Pós-Graduação em Direito da Regulação pelo Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa. Servidor de carreira da Secretaria do Tesouro Nacional, foi subsecretário de Tesouro, Política Fiscal e Finanças da Sefaz-RJ, de 2019 a 2021. Presidiu também o Instituto de Assistência dos Servidores de Goiás.

Secretaria de Planejamento e Gestão


Formado em Ciências Contábeis e pós-graduado na FGV, Nelson Rocha é professor universitário, tem ampla experiência na iniciativa privada, tendo sido diretor financeiro da Lightpar (subsidiária da Eletrobras), entre outras empresas. Foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade, assessor-chefe do TCE-RJ e, em 2002 e 2021, ocupou a Secretaria de Estado de Fazenda.

Secretaria de Polícia Civil


Formado em Direito pela UFRJ, Fernando Albuquerque é pós-graduado em Direito e Processo Penal pela UCAM e tem especializações em Polícia Integrada e Inteligência Estratégica. Delegado desde 1996, foi subsecretário de Inteligência, titular das delegacias de Comendador Soares, Angra dos Reis, Vila Isabel e Tanque, além de coordenador de Planejamento de Grandes Eventos da Polícia Civil.

Secretaria de Polícia Militar


O coronel Luiz Henrique Marinho Pires ocupou funções de comando em diversas unidades da corporação nas áreas de ensino, saúde e operacional, até ser nomeado Chefe do Estado Maior Geral, em 2018. Sua principal expertise é o planejamento operacional. Foi o responsável pelo planejamento de segurança dos Jogos Pan-Americanos (Rio 2007) e dos Jogos Olímpicos (Rio 2016).

Secretaria de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros


O coronel Leandro Sampaio Monteiro foi nomeado para o cargo em 2020, aos 41 anos, tornando-se o comandante-geral mais jovem do país. Filho de bombeiro, tem 24 anos de serviços prestados à população. É pós-graduado, foi secretário de Cultura e presidiu o Theatro Municipal. Em 2022, coordenou a ativação do Plano de Contingências Estadual no desastre de Petrópolis.

Secretaria de Administração Penitenciária


Inspetora da Polícia Penal, Maria Rosa Lo Duca Nebel é servidora de carreira há 28 anos, bacharel em Ciências Jurídicas e pós-graduada em Gestão de Projetos. É a primeira mulher do Brasil no comando de uma pasta do sistema penitenciário. Entre outras funções, foi diretora do Instituto Penal Cândido Mendes e de Produção e Comercialização da Fundação Santa Cabrini.

Secretaria de Cultura e Economia Criativa


Funcionária de carreira da Educação do Rio e mestre em Educação no Campo pela UFRRJ, Danielle é professora e gestora cultural. Como secretária de Cultura, regulamentou o Fundo Estadual de Cultura após 22 anos e modificou a política de fomento e de projetos financiados pela Lei de Incentivo, democratizando ações para os 92 municípios.

Secretaria de Transformação Digital


Mauro Farias é administrador, advogado e pós-graduado em Administração pelo Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, com MBA em Administração Pública pela FGV. Foi oficial da Marinha do Brasil e também agente da Polícia Federal por 10 anos. Foi subsecretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Macaé, subsecretário de Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio e presidente do Proderj.

Gabinete de Segurança Institucional

Delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro há nove anos, Edu Guimarães atuou como subsecretário de Controle de Divisas da Casa Civil - Operação Foco, no governo de Cláudio Castro. Foi delegado titular de diversas unidades na Polícia Civil. Antes de ser aprovado no concurso de Delegado de Polícia, foi inspetor de polícia por 12 anos.

Procuradoria-Geral do Estado

Tornou-se procurador do Estado por concurso público em 2004. Bruno Dubeux é mestre em políticas públicas e processo, e especialista em liderança, planejamento estratégico e negociação, pela Harvard Kennedy School. É procurador-geral do Estado do Rio de Janeiro desde setembro de 2020. Como procurador sempre primou pelo diálogo entre as instituições do sistema de Justiça.

Subsecretaria de Comunicação Social

Igor Marques é jornalista formado pela Facha. Possui MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais pela FGV. Com passagem pela Rádio Catedral, TV Bandeirantes e Câmara Municipal, Marques é o atual subsecretário de Comunicação Social do Governo do Rio.